Prosperidade é felicidade! Fábulas e IKIGAI. . Conversas com Shigueru Watanabe

Prosperidade é felicidade! 

Fazer o IKIGAI após ler fábulas: 

Sugestão de atividade para crianças e adolescentes.  

Fábulas e  IKIGAI 

Conversas com Shigueru Watanabe

"O investimento na educação infantil da sua criança traduz-se num crescimento que dá frutos. Na verdade, esse investimento é uma das maiores heranças, das mais úteis e mais férteis, que vai deixar para a vida. E essa resultado com frutos fará marcas profundas na criança de hoje e não adulto de amanhã!" fonte: https://www.oseuikigai.com/

Conheci essa palavra por meio do Shigueru. 

Um dos maiores presentes que adultos responsáveis podem dar para a criança e para o adolescente é conversar sobre propósitos. Por que  isso? Por que todo propósito está ligado aos valores universais e ao legado ou marca que desejamos deixar no mundo. Ao nosso ser eterno.

É função do adulto observar a criança ou adolescente sempre com o objetivo de que ele tenha plena consciência do SER que existe dentro dele mesmo. Assim, não haverá espanto diante da transitoriedade da vida. Prevenirá a perda de tempo com "ilusões". 

O que você acha disso, caro leitor?

Fábulas trabalham os valores mais importantes. Devemos facilitar o acesso a este tipo de narrativa conscientes do papel que elas podem ter na vida de cada um. 

Incentivar que, em situações lúdicas, possam coexistir a consciência da finitude, a amizade, a comparação entre bem e mal, os efeitos do mal e a repetição de boas práticas. Do que tratamos então,? De referências.

Mas também, devemos atentar para armadilhas. Da atenção aos símbolos e estrutura de enredos e contextos em que foram produção. 

A necessidade de expressão deu uma esperança pode estar em uma simples história.

No uso das fábulas de forma compromissada não seremos os "chatos" dando lições. Seremos propositores de uma narrativa intencionalmente estruturada para ensinar sobre o bem,  a alma, a alegria, a solidariedade.

Construído nesse formato, o IKIGAI, pode acompanhar uma vida e dar sentido a ela. 

Aí vem o mundo fantástico como aliado. Um professor, uma professora, pais e responsáveis bem preparados usam esse recurso colocando foco na intenção de manter a força no IKIGAI, no propósito, mesmo frente a situações complicadas.  


Mas o que é o IKIGAI?
Ikigai é uma palavra japonesa que significa "razão de viver", "objeto de prazer para viver" ou "força motriz para viver". Existem várias teorias sobre essa etimologia. De acordo com os japoneses, todos têm um ikigai. E descobrir qual é o seu requer uma profunda e, muitas vezes, extensa busca de si mesmo. Wikipédia

 



Sugiro neste post a fábula "Os músicos de Bremem" e do musical "Os saltimbancos". 
As fábulas, pequenas histórias protagonizadas por animais que contém uma moral, foram utilizadas em versões de época pelos irmãos Grimm (1819) e por Chico Buarque (1977).
Primeiramente, devemos compreender que, nos dois casos, os autores estavam em um contexto de opressão: na Alemanha, o sistema feudal e no Brasil, a ditadura militar. 
Para expressar a preocupação com os destinos do oprimidos, o texto, vez ou outra as sagas infantis retornam. A tirania é marca da civilização e precisamos da linguagem simbólica, de formas cifradas e secretas de comunicação para manter a esperança. Bremem. era a esperança dos animais no texto dos Grimm e a democracia no musical de Chico Buarque.
Assim, as fábulas, um das estruturas para contar histórias, servem para nos alertar da necessidade de trabalhar a esperança em tempos difíceis, e contar que crianças e adolescentes tenham referências de como os valores democráticos devem pautar as nossas vidas. 
Temos nos nossos celulares as mensagens que tratam da criptografia. Veja o significado,

"Criptografia (em grego: kryptós, "escondido", e gráphein, "escrita") é uma área da criptologia que estuda e prática princípios e técnicas para comunicação segura na presença de terceiros, chamados "adversários"." fonte: pt.wikipedia.org

Se quiser mais sobre esse conceito e como trabalhar com crianças relacionando à tecnologia do mundo atual, acesse o link do pdf: Aprendendo_Criptologia_de_Forma_Divertida_Final



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oratória B2B: O que é?