Prosperidade é felicidade! Fábulas e IKIGAI. . Conversas com Shigueru Watanabe
Prosperidade é felicidade!
Fazer o IKIGAI após ler fábulas:
Sugestão de atividade para crianças e adolescentes.
Fábulas e IKIGAI
"O investimento na educação infantil da sua criança traduz-se num crescimento que dá frutos. Na verdade, esse investimento é uma das maiores heranças, das mais úteis e mais férteis, que vai deixar para a vida. E essa resultado com frutos fará marcas profundas na criança de hoje e não adulto de amanhã!" fonte: https://www.oseuikigai.com/
Conheci essa palavra por meio do Shigueru.
Um dos maiores presentes que adultos responsáveis podem dar para a criança e para o adolescente é conversar sobre propósitos. Por que isso? Por que todo propósito está ligado aos valores universais e ao legado ou marca que desejamos deixar no mundo. Ao nosso ser eterno.
É função do adulto observar a criança ou adolescente sempre com o objetivo de que ele tenha plena consciência do SER que existe dentro dele mesmo. Assim, não haverá espanto diante da transitoriedade da vida. Prevenirá a perda de tempo com "ilusões".
O que você acha disso, caro leitor?
Fábulas trabalham os valores mais importantes. Devemos facilitar o acesso a este tipo de narrativa conscientes do papel que elas podem ter na vida de cada um.
Incentivar que, em situações lúdicas, possam coexistir a consciência da finitude, a amizade, a comparação entre bem e mal, os efeitos do mal e a repetição de boas práticas. Do que tratamos então,? De referências.
Mas também, devemos atentar para armadilhas. Da atenção aos símbolos e estrutura de enredos e contextos em que foram produção.
A necessidade de expressão deu uma esperança pode estar em uma simples história.
No uso das fábulas de forma compromissada não seremos os "chatos" dando lições. Seremos propositores de uma narrativa intencionalmente estruturada para ensinar sobre o bem, a alma, a alegria, a solidariedade.
Construído nesse formato, o IKIGAI, pode acompanhar uma vida e dar sentido a ela.
Aí vem o mundo fantástico como aliado. Um professor, uma professora, pais e responsáveis bem preparados usam esse recurso colocando foco na intenção de manter a força no IKIGAI, no propósito, mesmo frente a situações complicadas.
Comentários
Postar um comentário